Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vencedora de Óscar vem a festival em Tróia

Brenda Chapman, uma das realizadoras do filme "Brave", que venceu um Óscar de Hollywood, é uma das convidadas do Trojan Was a Unicorn. O festival dedicado ao cinema digital começa na próxima semana em Tróia

Com Mark Andrews, Brenda Chapman realizou "Brave - Indomável", o filme vencedor do Óscar para a melhor longa-metragem de animação, em 2012. É uma das presenças Trojan Was a Unicorn, um dos maiores eventos da indústria de entretenimento digital em todo o mundo, que começa a 19 de setembro, em Tróia.

Além de Brenda Chapman, o festival conta também com a participação de alguns nomes reputados na animação e entretenimento digital, como Steve Williams e Mark Dippé, responsáveis pela tecnologia dos filmes "Jurassik Park" e "Exterminador 2".

PUB

Estamos a falar daquela que é, neste momento, a maior indústria do mundo, com muitas empresas que faturam entre oito a 15 milhões de euros por dia", disse à Agência LUSA, André Lourenço, principal impulsionador do certame que se realiza em Portugal e que já vai na quarta edição.

Apesar de se tratar de um mundo quase desconhecido para a grande maioria dos portugueses, André Lourenço acredita que esta área criativa da indústria digital de entretenimento também constitui uma oportunidade para Portugal.

Todos os anos as grandes empresas contratam alguns dos participantes no evento", salientou André Lourenço.

Indústria rentável

Para André Lourenço, a percepção geral sobre a animação digital está em evolução, no mundo e em Portugal.

Quando se falta do THU [Trojan Was a Unicorn] em Portugal, algumas pessoas ainda pensam que estamos a falar de uns tipos que fazem uns desenhos. Não têm a noção de que se trata de uma indústria que já representa 5,2% do PIB inglês", sublinhou.

PUB

Por cá, o festival tem vindo também a somar apoios, segundo o organizador.

Começa a haver, por parte do governo, o reconhecimento de que a área criativa desta indústria pode ser um eixo muito importante para a economia portuguesa", acrescentou André Lourenço, lembrando que este ano o evento já beneficiou de apoios públicos significativos (100.000 euros), através do Turismo de Portugal, mas também da Câmara Municipal de Setúbal (50.000 euros), além de um apoio de valor não divulgado da Câmara Municipal de Grândola.

Este ano, o espaço do certame dispõe de uma área acrescida de 1.500 metros quadrados para os 600 participantes inscritos, havendo outros tantos em lista de espera.

Nesta quarta edição, o festival vai ter uma nova atividade que permite aos participantes interagir com os melhores especialistas na matéria.

Vamos ter, pela primeira vez, uma atividade designada 'co-labs', que pretende proporcionar aos participantes a oportunidade de trabalharem com os grandes 'bosses', no desenvolvimento de ideias e projetos", disse André Lourenço.

PUB

Últimas