Já fez LIKE no TVI Notícias?

As músicas que os médicos ouvem durante as operações

Relacionados

Estudo publicado na edição de Natal do «British Medical Journal» revela que muitos profissionais de saúde recorrem à música durante as cirurgias

A música de fundo é algo comum nos blocos operatórios, mas um estudo do Hospital Universitário de Gales, no Reino Unido, vem confirmar esta realidade com números e preferências.

De acordo com a investigação, publicada na edição de Natal do «British Medical Journal», entre 62% e 72% das operações decorrem ao som de música, sendo os temas, em regra, escolhidos pelo cirurgião-chefe.

PUB

De acordo com 80% dos profissionais envolvidos, a presença de música contribui para uma melhor comunicação entre os membros da equipa, para a redução da ansiedade e aumento da eficiência.

Na maior parte das vezes, a eleita é a música clássica, pela ausência de letra que permite uma concentração plena no que se está a fazer.

Os autores sublinham, no entanto, que alguns críticos, muitos deles anestesistas, acreditam que a música pode ser prejudicial, e que reduz a vigilância e a comunicação.

O estudo conclui que a presença da música é positiva, mas deve haver um consenso entre os profissionais sobre os temas a ouvir na sala de operações. Por isso, deixam algumas sugestões. As músicas escolhidas pelos investigadores são: «Staying Alive», dos Bee Gees, «Wake Me Up Before You Go-Go», dos Wham!, «Fix You», dos Coldplay, «Smooth Operator», dos Sade, e «Comfortably Numb», dos Pink Floyd.

 

PUB

Relacionados

Últimas