Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portas: Orçamento deve financiar vacina do cancro

Colo do útero: plano de vacinação permitirá poupar nos tratamentos

O líder do CDS-PP apelou este sábado ao Governo para que inclua, no Orçamento de Estado de 2008, uma verba destinada a um plano de vacinação contra o cancro do colo do útero, evitando assim gastar mais tarde dinheiro nos tratamentos, refere a Lusa.

«A proposta de orçamento para 2008 é entregue para a semana [no Parlamento] e hoje leio que o relatório sobre a vacina do colo do útero só está pronto em Novembro», disse Paulo Portas, considerando que o Governo está a hesitar neste matéria.

PUB

Portas apelou por isso a sensibilidade social do Governo para que esta vacina entre no plano nacional de vacinação «como acontece já noutros países».

«Esta vacina só é acessível a quem tenha recursos financeiros, pois custa mais de 400 euros», referiu Paulo Portas, deixando por isso o apelo para a prevenção.

Paulo Portas falava aos jornalistas durante uma visita ao centro de saúde das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em Idanha, Sintra, no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

«Os cuidados paliativos são uma forma de medicina extremamente necessária, numa população que está a envelhecer e que muitas vezes se confronta com doenças terminais, com enorme sofrimento, stress e alteração de rotinas para as quais as famílias não estão preparadas», disse o líder do CDS.

Em Portugal, referiu, existem 10 equipas de cuidados paliativos, o que significa pelo menos um médico e dois enfermeiros por equipa.

«Os rácios internacionais dizem que temos de evoluir no mínimo para 40 medicos e 80 enfermeiros», sustentou o líder centrista, acrescentando que «quanto mais cuidados paliativos maior é a redução do sofrimento».

PUB

Últimas