Já fez LIKE no TVI Notícias?

Concorrência: Galp «não abusa da posição dominante»

Diferença de preços nos postos não excede os 2 cêntimos

Manuel Sebastião disse esta terça-feira, no Parlamento, que até ao momento não houve «qualquer abuso de posição dominante por parte da Galp», no que diz respeito ao mercado dos combustíveis, em Portugal.

«Temos uma empresa com posição dominante, mas não detectámos nenhum abuso de posição», disse o presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) que esclareceu que «a posição dominante não é um ilícito concorrencial. Só o é quando se verifica abuso de posição dominante».

PUB

O presidente da AdC avançou que a Autoridade da Concorrência vai passar a publicar a partir de Setembro estatísticas mensais sobre a evolução dos preços dos combustíveis líquidos nos postos e nas diferentes regiões.

O mesmo responsável adiantou ainda que «a diferença entre os preços dos combustíveis praticados pelos diversos operadores em Portugal não supera os dois cêntimos», à excepção dos postos nos supermercados onde essa diferença pode chegar aos 9 cêntimos.

Recorde-se que o relatório da Adc revela que «a diferença média entre o preço de venda ao público recomendado das principais petrolíferas e o preço de venda praticado pelos postos de supermercado atingiu os 8,8 cêntimos por litro para a gasolina e os 9 cêntimos por litro para o gasóleo durante o ano de 2008».

A Adc refere que a venda a retalho de combustíveis nos supermercados teve uma quota de 12%, o ano passado. Por isso, explica que continua a defender o incentivo da instalação de postos de combustíveis nos supermercados.

PUB

Últimas