Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas propõe 4ª feira saída de Portugal dos países com «défice excessivo»

Relacionados

Portugal e Itália são os únicos Estados-membros que ainda são alvo de um acompanhamento particular

A Comissão Europeia vai propor esta quarta-feira a saída de Portugal da lista de países com «défice excessivo», três anos depois de ter identificado essa situação, disse fonte comunitária, escreve a «Lusa».

O Comissário Europeu da Economia e Assuntos Monetários deverá anunciar a decisão, que também inclui Itália, República Checa e Eslováquia, perante o Parlamento Europeu reunido em Bruxelas.

PUB

A decisão final de retirar Portugal da situação de «défice excessivo» deverá ser tomada a 03 de Junho próximo pelos ministros das Finanças da União Europeia reunidos no Luxemburgo, segundo a mesma fonte.

Joaquin Almunia já tinha considerado, no final de Abril, que o desequilíbrio das contas portuguesas estava a diminuir de uma forma «sustentada».

Portugal e Itália são os únicos Estados-membros da Zona Euro que ainda são alvo de um acompanhamento particular por terem ultrapassado o limite de 3,0 por cento do PIB permitido pelas regras europeias previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento dos 27.

Recorde-se que nas Previsões Económicas da Primavera 2008-2009 divulgadas em Bruxelas a 28 de Abril, o executivo comunitário estimou que o défice orçamental português diminuiria de 2,6% em 2007 para 2,2 no final do corrente ano.

PUB

Relacionados

Últimas