Já fez LIKE no TVI Notícias?

easyJet baixa previsões devido a aumento do combustível

Relacionados

Factores de ocupação de Fevereiro aumentam 1,8 pontos percentuais

As receitas da easyJet continuam a «funcionar bem» com os factores de ocupação de Fevereiro a aumentarem 1,8 pontos percentuais face ao ano anterior para 84,8 por cento, continuando a comercializar para a Páscoa, informa a companhia.

Consequentemente, a easyJet espera apresentar a primeira metade dos resultados de acordo com as expectativas que a direcção ajustou na declaração da direcção emitida a 7 de Fevereiro de 2008.

PUB

Actualmente, cerca de 27% dos assentos da easyJet relativos ao Verão foram vendidos, sendo ligeiramente menos do que o ano passado, mantendo-se inalterável uma perspectiva positiva para o rendimento total por assento na segunda metade do ano. Contudo, o preço do combustível subiu para níveis sem precedentes e se continuar nos níveis actuais, naturalmente a easyJet, como todas as restantes companhias aéreas irá incorrer num aumento significativo em custos de combustível.

Preço do combustível para o Verão

Pela altura da declaração da direcção da easyJet a 7 de Fevereiro de 2008, o preço previsto do combustível para o Verão de 2008 era de 840 dólares por tonelada, o preço actual do combustível de jacto para o Verão de 2008 está sobre os 1.000 dólares por tonelada.

Se os preços actuais forem mantidos, haveria um segundo custo adicional de combustível em torno de 45 milhões de libras, apesar de a easyJet ter 40% (percentagem actual do combustível incluindo GB Airways para o período de Abril-Setembro de 2008) das suas exigências de combustível investidas em 750 dólares por tonelada.

É improvável que um aumento tão grande e imediato do combustível possa atenuar a curto prazo as melhorias de receitas, consequentemente os lucros de pré-taxas para todo o ano estariam abaixo da orientação precedente.

PUB

Relacionados

Últimas