Já fez LIKE no TVI Notícias?

Viagens de avião mais caras a partir de sexta-feira

Relacionados

As viagens de avião vão subir de preço a partir de sexta-feira na TAP e, brevemente, na Portugália e Air Luxor. Para travar os custos adicionais derivados da subida do petróleo, as companhias áreas nacionais vão agravar a sobretaxa «dos combustíveis» implementada em Agosto, soube o Diário de Notícias.

Actualmente, a TAP aplica a cada tarifa de ida e volta, para viagens na Europa, uma sobretaxa de seis euros (três em cada percurso). Segundo afirmou ao DN fonte da transportadora, a partir de dia 15, este valor subirá para 10 euros, ou seja mais 60%. Nos voos de longo curso, a sobretaxa em vigor é de 14 euros (sete em cada percurso) e passará para 20 euros, mais 70%.

A Air Luxor está a ponderar um aumento, «para breve», de entre 2% e 4% do valor total da tarifa, o que representará um valor semelhante ao da TAP se olharmos apenas para a sobretaxa. Actualmente, a Air Luxor aplica sobretaxas de seis euros para voos de médio curso e 12 euros para viagens de longo curso.

PUB

Excluídas destas taxas estão, em ambas as companhias, as viagens para a Madeira e os Açores.

A Portugália está também «a equacionar a subida das tarifas quando a líder de mercado o fizer. A actual sobretaxa de três euros por percurso é insuficiente», sublinhou ao DN João Ribeiro da Fonseca, presidente da Portugália. Palavras que deixam bem claro que esta companhia área irá acompanhar os aumentos revelados da TAP.

As três companhias continuam a afirmar que as sobretaxas, mesmo com os aumentos, apenas aliviaram a factura adicional do preço dos combustíveis. «Se repercutíssemos os custos totais, a sobretaxa seria o dobro», frisou fonte oficial da Air Luxor.

No primeiro semestre do ano, a subida do petróleo provocou uma derrapagem no orçamento da Air Luxor de cinco milhões de euros e até ao final do ano deverá chegar aos oito milhões. A Portugália está a enfrentar custos acrescidos mensais de um milhão de euros. Por seu lado, a TAP desembolsou entre Janeiro e Agosto mais 34 milhões de euros acima do previsto.

A nível europeu, a associação das companhias aéreas (AEA) estima que as empresas tenham de fazer frente, no conjunto de 2004, a um incremento adicional na ordem dos 814 milhões de euros (mil milhões de dólares).

PUB

Relacionados

Últimas