Já fez LIKE no TVI Notícias?

Natal é época de stress

Portugueses sentem-se dominados pela ansiedade, mas cumprem o ritual das compras

A algumas horas da noite da consoada, o stress das últimas compras aumenta e alguns portugueses sentem-se dominados pela ansiedade e pela angústia, fazendo, mesmo assim, deste frenesim um ritual de todos os anos, escreve a Lusa.

«Tento evitar envolver-me neste espírito de stress, todos falam disso, mas continua-se a estar nesta onda e não nos conseguimos isolar dela», desabafou Lívia Ferreira, que procurava, na Baixa de Lisboa, encontrar os últimos presentes de Natal.

PUB

Por mais que se tente alhear deste espírito de ansiedade, «ele faz parte» desta época festiva e «afecta todos», assim o sentem Lívia e a sua filha.

Ana Ferreira disse mesmo que «este não é o verdadeiro espírito de Natal porque não devia ser tão consumista».

«Pena que cada vez mais vai ser assim», lamentou.

Com alguns sacos na mão, Sérgio Antunes deixou mesmo para o último dia as compras de Natal até porque «não quer fugir à regra» e assume-se como o «tradicional português do tudo para a última».

No entanto, este jovem sabe justificar esta tendência de «todos os Natais» com a necessidade de «saber bem aquilo que as pessoas querem, daí esperar pelos últimos dias».

O stress afecta-o, mas disse já estar «habituado».

«Nesta época as pessoas ficam um pouco "stressadas" porque querem comprar tudo para todos e não se querem esquecer de ninguém», brincou.

O mesmo espírito de stress controlado tem Ivan Reis que apesar de reconhecer «a ansiedade que provoca» a procura dos últimos presentes, disse «lidar bem com ela».

«No final acaba por ser bom e compensar com a noite de Natal», sublinhou. Armandina Coelho percorria a Rua Augusta com alguma descrença, afirmando que já pensou mais no Natal e também já foi «mais consumista» do que agora.

«O amadurecimento fez-me dar menor valor a esta ansiedade», considerando que «este não é o espírito que se devia ter».

PUB

Últimas