Já fez LIKE no TVI Notícias?

INE: clima económico melhora em Junho

Relacionados

Portugueses estão menos pessimistas

Os indicadores de sentimento económico e de confiança dos consumidores voltaram a recuperar, em Junho. O que significa que os portugueses estão menos pessimistas.

De acordo com a «Síntese Económica de Conjuntura» divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico, disponível até Junho, aumentou nos últimos dois meses, em Portugal, depois de ter registado em Abril o valor mínimo da série. Ou seja, o indicador de clima económico recuperou dos 2,5 pontos negativos, em Maio, para os 2,1 pontos negativos em Junho.

PUB

Já o indicador de confiança dos consumidores subiu para os 43,5 pontos negativos face aos antigos 46,2 pontos negativos, o que faz com que a confiança dos consumidores aumente pelo terceiro mês seguido.

O INE diz ainda que o indicador de consumo privado apresentou reduções menos intensas nos últimos dois meses, o que em Maio se deveu a uma ligeira aceleração do consumo corrente e a uma menor redução do consumo duradouro.

Aumento menos acentuado no desemprego

«Relativamente ao comércio internacional de bens, em Maio continuaram a verificar-se taxas de variação homóloga nominal das importações e das exportações fortemente negativas, respectivamente de -28,8% e de -25,5% (-29,0% e -27,1%, pela mesma ordem, em Abril)», sublinha a mesma fonte.

Em Junho, a taxa de variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi -1,6%, menos 0,4 p.p. que em Maio.

O indicador de inflação apresentou uma variação homóloga de apenas 0,3% (menos 0,2 p.p que no mês anterior).

Quanto às expectativas de desemprego também houve sinais de melhoria. O indicador passou de 73,8 pontos para os 70 pontos, o que significa que as expectativas face ao mercado de trabalho apontam para um aumento menos acentuado no desemprego.

PUB

Relacionados

Últimas