Já fez LIKE no TVI Notícias?

Banco de Portugal não acredita na previsão de crescimento do Governo para 2005

As mais actuais projecções dos técnicos do banco central revelam que dificilmente o crescimento da economia atingirá o limiar dos 2% em 2005, abaixo dos 2,4% que o Governo promete no Orçamento do Estado (OE) e da média da zona euro.

Há quatro meses, o BP apostava num crescimento entre 1% e 2,5% para 2005. Mas a avaliar pela trajectória do indicador coincidente mensal da actividade que mede o pulso da economia em tempo real ¿ o crescimento vai estagnar nos próximos meses, refere o Expresso.

O último boletim económico da instituição liderada por Vítor Constâncio mostra o regresso do país aos excessos que conduziram À última recessão.

PUB

Ainda de tanga, os portugueses fartaram-se da austeridade dos últimos anos e voltam a endividar-se para comprar casas e carros melhores.

As importações crescem oito vezes acima da economia e podem agravar o défice externo em mais de 60%. Segundo o Banco de Portugal, a austeridade orçamental é mais necessária do que nunca, a fim de reorientar a economia para um padrão mais equilibrado de crescimento.

PUB

Últimas