Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novo Estatuto do Jornalistas «é inconstitucional»

Constitucionalista Jorge Miranda defende que novo diploma está «ferido»

O constitucionalista Jorge Miranda defende que o novo diploma do Estatuto do Jornalista apresenta «inconstitucionalidades» em matéria dos direitos de autor, segundo um parecer hoje divulgado pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), noticia a Lusa.

O parecer foi entregue sexta-feira ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em conjunto com uma exposição do SJ, onde é pedida a não promulgação do diploma, aprovado em Setembro pela Assembleia da República com as alterações ao Estatuto, e a «apreciação preventiva» da constitucionalidade do texto.

PUB

Na opinião do professor catedrático, o novo diploma apresenta «feridas de inconstitucionalidade material», nomeadamente na área dos direitos de autor dos jornalistas.

Uma ideia partilhada pelo SJ que, além de defender que o diploma «confere insuficiente protecção ao sigilo profissional», destaca que as disposições no Estatuto sobre o direito de autor do jornalista «atentam contra as garantias constitucionais».

Para o SJ, essas disposições afectam, entre outros aspectos, «a liberdade de criação e de expressão dos jornalistas» e criam «condições objectivas para a redução do pluralismo informativo».

«O parecer do professor Jorge Miranda confirma que o SJ tem razão no combate que desenvolve há dois anos contra as disposições sobre o direito de autor que o Governo e o PS, neste caso com a cumplicidade do PSD e do CDS, teimaram em introduzir no Estatuto», salientou o sindicado em comunicado.

A par do constitucionalista Jorge Miranda, o SJ acrescentou que está a recolher opiniões de outros académicos.

PUB

Últimas