Já fez LIKE no TVI Notícias?

Orleães: emigrantes enviam mil cartas a Cavaco

Portugueses querem evitar fecho de Consulado

Cerca de mil portugueses residentes em Orleães, França, enviaram cartas de protesto pelo encerramento do consulado daquela região ao Presidente da República, disse esta segunda-feira José Luís da Cunha, do Colectivo de Defesa dos Consulados, noticia a Lusa.

Numa iniciativa do Colectivo de Defesa do Consulado de Orleães, no final de Março duas mil cópias de cartas de protesto foram colocadas em associações daquela área consular.

PUB

«Os interessados só têm de colocar o seu nome, assinar e enviar a carta pelo correio», explicou José Luís da Cunha.

Contactado telefonicamente a partir de Lisboa, o responsável indicou que «das duas mil cartas, foram levantadas nas associações cerca de 1.800».

Referindo que não tem como controlar o número de missivas que foram enviadas, José Luís da Cunha garantiu que mil seguiram pelo correio para o Palácio de Belém porque foram os próprios dirigentes associativos que as enviaram.

«As associações ofereceram-se para pagar os portes e enviar as cartas.

As pessoas só tinham de as assinar», indicou.

Na carta, a que a Lusa teve acesso, os portugueses manifestam o seu «desacordo em relação ao anunciado encerramento do Consulado de Portugal em Orleães».

«Tal medida seria um desrespeito pelos direitos dos emigrantes, cujas remessas continuam a contribuir para o desenvolvimento económico de Portugal», afirmam.

Portugueses querem mudar de nacionalidade

PUB

Sublinhando que, como o governo não teve em conta as preocupações dos portugueses residentes naquela região, os emigrantes afirmam que lhes resta «solicitar a intercessão» do chefe de Estado «de modo a que essa medida possa ser reconsiderada e que em Orleães (capital da região centro) seja mantido um serviço consular que abranja a região centro e os 100 000 portugueses e luso-descendentes residentes nessa área».

José Luís da Cunha indicou que o Colectivo só distribuiu as cartas em metade da área consular de Orléans, mas assegurou que, no próximo fim-de-semana, o documento estará em toda a região.

O responsável disse ainda que os portugueses naquela região estão descontentes e que muitos estão a pedir informações para mudar de nacionalidade.

O governo português vai encerrar 11 consulados, quatro dos quais em França (Orleães, Nogent, Versalhes e Tours), criar várias estruturas consulares e despromover consulados a vice-consulados.

PUB

Últimas