Já fez LIKE no TVI Notícias?

'Stock' de crédito a particulares cai em fevereiro mas crédito ao consumo aumenta

Taxa de variação anual dos empréstimos a particulares foi de 0,1% em fevereiro

O total de empréstimos a clientes particulares caiu em fevereiro 0,5% em termos homólogos para 127.850 milhões de euros, devido ao crédito à habitação enquanto os empréstimos ao consumo aumentaram, divulgou o Banco de Portugal.

O total de crédito a particulares ('stock', que agrega os créditos novos e os antigos) foi de 127.850 milhões de euros em fevereiro, mais 0,10% do que em janeiro e menos 0,5% face a fevereiro de 2023.

PUB

O total de crédito à habitação foi de 98.729 milhões de euros, neste caso, praticamente estável face a janeiro e menos 1% face a fevereiro do ano passado.

Já os empréstimos ao consumo atingiram 21,3 mil milhões de euros, mais 0,25% do que em janeiro de 2024 e mais 3,8% em relação a fevereiro de 2023.

Segundo o Banco de Portugal, a taxa de variação anual dos empréstimos a particulares foi de 0,1% em fevereiro, o que acontece "pela primeira vez desde julho de 2023" e se deve ao impulso dado pelo "aumento dos empréstimos ao consumo".

A taxa de variação anual (diferente da taxa de variação homóloga) é calculada pelo Banco de Portugal com base no montante das transações (concessão e amortização/reembolso de empréstimos e depósitos) e desconsiderando outros efeitos como o cambial.

O montante de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas totalizava 72.700 milhões de euros no final de fevereiro de 2024, menos 0,8% face a fevereiro de 2023, o que diz o Banco de Portugal é "o menor decréscimo dos últimos 12 meses".

Por setor de atividade, os setores das indústrias e eletricidade e do comércio, transportes e alojamento registaram taxas de variação anual negativas (-3,2% e -2,5%, respetivamente), enquanto o setor da construção e atividades imobiliárias apresentou uma taxa de variação anual positiva de 2,1%.

PUB

Últimas