Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha aprova plano para sector automóvel de 4.170 milhões

Relacionados

Apoio na promoção de procura, questões laborais, logística, inovação e recuperação financeira

O governo espanhol aprovou esta sexta-feira em Conselho de Ministros um plano de revitalização da industria automóvel com uma dotação de 4.170 milhões de euros, anunciou a vice-primeira-ministra, Maria Teresa Fernandez de la Vega.

De acordo com Maria Teresa de la Vega, citada pela agência Lusa, o plano é uma «iniciativa ambiciosa» e uma aposta do governo numa indústria importante em Espanha como a do automóvel, um dos sectores mais atingidos pela crise económica.

PUB

O plano, incluído no Plano Espanhol para o Estimulo da Economia e do Emprego e em linha com as directrizes europeias sobre recuperação económica, prevê apoios em cinco áreas: promoção da procura, questões laborais, logística, fomento à Inovação e Desenvolvimento e recuperação financeira.

Plano de Competitividade com 800 milhões

O programa de revitalização da indústria automóvel inclui um Plano de Competitividade, dotado com 800 milhões de euros para este ano e destinado a ajudar as empresas a reorientarem-se para produtos de maior valor acrescentado, mais sustentáveis e seguros.

Maria Teresa de la Vega revelou ainda que o Conselho de Ministros aprovou a redução dos gastos financeiros do Estado em 1.500 milhões de euros, uma decisão que o primeiro-ministro José Luis Zapatero tinha anunciado terça-feira.

A vice-primeira-ministra espanhola explicou que a redução das despesas do Estado-que prevê um corte de mais de 2,5 por cento dos gastos correntes previstos no orçamento para 2009-destina-se «à protecção dos que mais sofrem os efeitos da crise, em particular os desempregados».

PUB

Relacionados

Últimas