Já fez LIKE no TVI Notícias?

Franchising: crie o seu negócio com 100 euros

Imobiliárias registam menor procura. A moda está agora nas actividades relacionadas com serviços

Quer criar o seu próprio negócio? É simples: basta escolher uma actividade, marca e associar-se a uma rede de franchising. O investimento é outro pilar base, mas o presidente do Instituto da Informação em Franchising (IIF), Paulo Silva garante que «há negócios a partir de 100 euros».

«Há uma série de negócios estilo low cost que podem ser adoptados», revela o responsável em declarações à Agência Financeira (AF).

PUB

Veja as declarações aqui

Quanto ao retorno do investimento este varia consoante o modelo escolhido, no entanto, o responsável ressalva «não há galinhas de ovos de ouro, nem nenhuma fórmula mágica».

«Há negócios com retorno mais rápidos do que outros. Tudo depende essencialmente das pessoas. Se tudo correr bem vou ter o retorno mais rápido, se tudo correr mal nunca vou ter esse retorno».

Custos

A verdade é que estar ligado a uma rede de franchising tem o seu custo e acaba por sair mais caro do que se tiver à frente de um negócio independente. Custo esse que é compensado, segundo o director do IIF, pelo apoio dado pela marca.

Veja a entrevista aqui

PUB

«Vou ganhar um pouco menos do que ganharia se não pertencesse a uma rede de franchising, porque vou ter de pagar royalties, direito de entrada, mas isso vai ser retribuído em apoio», acrescenta.

Procura de serviços aumenta

Em tempo de crise, os serviços têm tido uma maior procura, em detrimento das imobiliárias que registaram uma grande crescimento nos últimos anos.

«Temos vindo a assistir a uma maior procura de serviços, esta é a tendência dos últimos tempos e não de produtos. Por exemplo, o aconselhamento financeiro nesta altura poderá ser vista como uma boa aposta, tendo em conta esta instabilidade que se vive, mas por outro lado, assiste-se a uma maior restrição ao crédito, o que pode dificultar o negócio», revela Paulo Silva em declarações à AF.

Apesar desta menor aposta nas imobiliárias, há quem se arrisque a investir nesta área de negócio. «Soubemos que uma pessoa no meio deste turbilhão apostou recentemente na criação de uma mediadora. Provavelmente seria a última coisa que faríamos, mas esse franchisado gostava de trabalhar nessa área e sentia-se motivado».

PUB

Últimas