Já fez LIKE no TVI Notícias?

Reino Unido deverá enfrentar pior recessão dos últimos 60 anos

Relacionados

Economia britânica deverá contrair 2,7% este ano

A economia do Reino Unido deverá enfrentar em 2009 a sua pior recessão dos últimos 60 anos, devido a uma queda no consumo e no investimento, advertiu esta quarta-feira o Instituto Nacional para a Investigação Económica e Social (NIESR, sigla em inglês).

França em recessão a qualquer momento

PUB

Japão afectado por grave recessão

De acordo com o instituto privado, que publica mensalmente as estimativas do produto interno bruto (PIB) britânico, a economia do Reino Unido deverá contrair 2,7% em 2009, após uma queda no crescimento de 0,7 por cento em 2008, escreve a Lusa.

O declínio da actividade económica deverá chegar através de uma queda de 3,8% no consumo e de 8,8% no investimento das empresas.

Espanha assiste à maior contracção do PIB

O NIESR afirma ainda que o declínio do PIB deverá atingir os 2,5% devido ao plano de revitalização proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não integrando nas suas estimativas o plano que ainda não foi aprovado no Congresso norte-americano.

Segundo o Instituto, a contracção da economia britânica, iniciada em Maio de 2008, deverá continuar até ao terceiro trimestre deste ano e será seguida de uma retoma muito gradual, com um crescimento de 0,6% em 2010 (ou de 0,7% se for considerado o plano de estimulo de Barack Obama).

PUB

Estimativas contradizem Governo

As previsões deste Instituto vêm na linha das estimativas de outros economistas, como o concorrente Centro para a Investigação Económica e de Negócios (CEBR, sigla em inglês), que prevê uma queda de 2,9%, e as do Fundo Monetário Internacional (FMI) que prevêem uma contracção de 2,8%.

No entanto, as estimativas contrastam claramente com as do Governo britânico, realizadas no Outono, que prevêem uma contracção do PIB entre 0,75 e 1,25% em 2009.

PUB

Relacionados

Últimas