Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cotações já não reflectem valor real das empresas

Relacionados

Correcção dos mercados foi excessiva

O presidente da Euronext Lisbon, Athayde Marques, considera que a correcção que tem estado a acontecer nas bolsas um pouco por todo o mundo é «excessiva», atendendo ao valor de muitas empresas cotadas portuguesas e também de outros países.

«Creio que há uma correcção muito grande que leva a que o valor reflectido pelas cotações não esteja coordenado com o valor económico e intrínseco nas empresas, em alguns casos», disse Athayde Marques à margem da sessão especial de bolsa para a entrada da Sonae Capital.

PUB

Presidente da Euronext Lisbon admite cenário de recessão

Entrar agora em bolsa é sinal de coragem da Sonae Capital

O mesmo responsável lembrou que «o problema que temos é nos mercados de créditos e não propriamente ainda nos mercados de acções», embora haja uma ligação entre ambos.

«Tudo isto começou com o subprime mas há um problema fundamental, que é o valor dos activos que servem de base às operações bancárias», disse, acrescentando que «o sector bancário é muito importante para a resolução dos problemas».

«A partir do momento em que os activos que servem de garantia às operações de crédito perderem valor, isso levará a uma restrição do crédito por parte dos bancos e essa restrição pode levar a uma diminuição da actividade económica», que posteriormente «pode levar a consequências descendentes», disse o presidente da Euronext Lisbon.

O mesmo responsável conclui realçando que temos que perceber que há uma crise de confiança nos mercados, devido a alguns factos inesperados que entretanto aconteceram», mas recorda que neste momento é essencial ganhar confiança.

PUB

Relacionados

Últimas