Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço do ouro é bom indicador da inflação

Relacionados

Estudo do Conselho Mundial do Ouro divulgado esta terça-feira

As flutuações do preço do ouro no mercado internacional estão estreitamente ligadas à quantidade de dinheiro em circulação e com a inflação, defende um estudo do Conselho Mundial do Ouro, citado pela Efe.

Segundo Juan Carlos Artigas, que dirigiu o estudo, o aumento do dinheiro em circulação acontece seis a nove meses depois dos aumentos no preço do ouro. O documento indica também que o preço do metal amarelo é um sinal de que vai acelerar a velocidade de circulação de dinheiro e, portanto, sinal de que existirá uma maior pressão inflacionista na economia.

PUB

Artigas dá razão aos investidores que se mostram preocupados com medidas de quantitative easing (emissão de moeda), adoptadas por diversos governos como forma de combater a crise. Argumenta que estas medidas irão derivar num aumento da velocidade de circulação de dinheiro e numa maior inflação, dadas as relações observadas depois das subidas no preço do ouro (cerca de 30% no último ano).

«Muitos investidores estão preocupados com as estratégias adoptadas pelos bancos centrais em todo o planeta para reactivar a economia mundial, têm receio que em últimas instância isto resulte em pressões inflacionistas, receios que, segundo o estudo, têm fundamento», defendeu Juan Carlos Artigas.

PUB

Relacionados

Últimas