Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses com expectativas mais pessimistas em Novembro

Apenas se mostraram optimistas em Julho de 2004, Março e Abril de 2005

O índice de expectativa dos portugueses baixou em Novembro no que diz respeito à evolução da situação económica pessoal e do país.

O Índice de Expectativa sofreu uma ligeira quebra face a Outubro, apresentando no mês de Novembro 35,7 pontos, de acordo com o Barómetro Político Marktest/DN/TSF.

PUB

Numa análise estrutural deste indicador, nos últimos cinco anos, os portugueses apenas se mostraram optimistas (com um índice igual ou superior a 50) em três momentos: Julho de 2004, Março e Abril de 2005. Em todos os outros períodos observaram-se valores que exprimem expectativas pessimistas.

Nesse período, o valor mais baixo foi observado em Outubro de 2005, quando as expectativas «bateram no fundo», com um índice de 26,33 pontos. Sete meses antes, em Março de 2005, havia-se registado o valor mais elevado dos últimos cinco anos, quando o índice subiu aos 57,58 pontos, em zona de optimismo moderado.

Mulheres são mais pessimistas do que os homens

Os 35,7 pontos do índice observados em Novembro deste ano situam-se mesmo abaixo da média observada nos últimos cinco anos (37,5).

As diferenças de género persistem, com as mulheres a revelarem-se mais pessimistas do que os homens. A população masculina manteve uma expectativa mais optimista, tendo subido entre Outubro e Novembro 2,4%, chegando a este último mês com um índice de 41,1. Já no que diz respeito à população feminina, ela permanece mais pessimista, obtendo em Novembro um índice de 30,4 (menos 6,1%, relativamente a Outubro).

PUB

Jovens são os mais optimistas

Analisando este índice por idades, observam-se quebras nos grupos populacionais mais jovens e nos mais idosos. A população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) é a mais optimista, com 41,1. Ainda assim, este valor significou uma quebra mensal da expectativa de 6,3%.

A população entre os 18 e os 54 anos atingiu em Novembro um índice de expectativa de 36,2 pontos, mais 3,9% face a Outubro, sendo também o valor mais elevado desde Maio. Já população com mais de 55 anos não vai além dos 29,5 pontos, tendo o índice descido entre Outubro e Novembro 0,5%.

Em Novembro, mantiveram-se as diferenças de expectativa entre a população cuja intenção de voto é PS e a população cuja intenção de voto é PSD. No primeiro grupo o índice atingiu os 58,6 pontos, o valor mais elevado desde Julho. Já no segundo grupo, o índice de expectativa foi de 3,3, o mesmo valor apresentado em Outubro.

Observando a distribuição do Índice de Expectativa por Região Marktest, verifica-se que a região mais optimista é a Grande Lisboa. Contudo, os 40,1 pontos apresentados em Novembro significaram uma quebra mensal de 8,3%. A região com o segundo maior índice de expectativa foi o Grande Porto, com 37,2.

PUB

Últimas