Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fed deverá reduzir taxas juros para 2,75% até Maio

Relacionados

Bancos estão, para já, mais cautelosos mas poderão vir a restringir crédito

A Reserva Federal (Fed) deverá reduzir as taxas de juro de referência para 2,75% até Maio, segundo a Schroders.

«Estes cortes nas taxas, conjugados com um potencial aliviar da política fiscal, irão mais tarde servir de suporte à actividade, mas é ainda demasiado cedo para nos mostrarmos optimistas. A nossa análise diz que nos encontramos ainda na fase de abrandamento do ciclo: o período em que os mercados registam maior volatilidade, como aliás evidencia a frequência das correcções acentuadas», refere.

PUB

De acordo com o relatório, «os mercados financeiros estão agora centrados nas perspectivas de crescimento económico, com as acções em queda e os títulos de dívida pública a aumentar de valor. A aversão ao risco aumentou, uma vez que os investidores reconhecem que a crise do crédito está a transmitir-se à economia real».

Bancos poderão restringir crédito

A possibilidade dos bancos virem a restringir o crédito é um dos perigos iminentes, o que no entender da Schroders, enfraquece a economia e torna os bancos mais cautelosos.

«Para impedir este cenário, precisamos de ver os bancos a eliminar o crédito malparado dos seus balanços através de «write-offs», bem como de reestruturações e reduções dos dividendos, factores que porão o sector no bom caminho. Mas, nesta fase, os bancos estão apenas a tornar-se mais cauteloso».

PUB

Relacionados

Últimas