Já fez LIKE no TVI Notícias?

Negociador do dossier nuclear demite-se

Demissão surge num contexto de tensão crescente com o Ocidente

O principal negociador do dossier nuclear iraniano, Ali Larijani, demitiu-se num contexto de tensão crescente com o Ocidente, que suspeita que Teerão quer a bomba atómica, noticiam hoje os media iranianos, citados pela agência Lusa.

O porta-voz do governo, Gholam Hosein Elham, não indicou as causas da renúncia de Larijani, mas referiu que o presidente do país, Mahmud Ahmadinejad, aceitou a sua demissão.

PUB

«Larijani já tinha apresentado a sua demissão várias vezes nos últimos seis meses e o presidente desta vez aceitou», disse Elham, acrescentando que as autoridades iranianas vão nomear para essas funções o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Saeed Jalili.

«A demissão de Larijani foi aceite e Saeed Jalili deverá substituí-lo», referiu o porta-voz governamental.

A renúncia de Larijani, considerado como a segunda figura de maior importância no governo iraniano, é vista pelos analistas como um indício de divergências no seio do regime de Teerão relativamente à política externa do país.

O cargo do secretário-geral do CSSN no Irão tem uma importância especial e está relacionado directamente com a política externa, sobretudo no respeitante a questões como as crises no Iraque e nos territórios palestinianos, bem como no caso nuclear.

A renúncia de Larijani ocorre em vésperas da reunião prevista para Roma na próxima terça-feira com o Alto Representante para a Política Externa e Segurança Comum da União Europeia, Javier Solana, para continuar as negociações sobre o dossier nuclear iraniano.

Além disso, uma equipa da Organização Internacional da Energia Atómica (AIEA) deve iniciar hoje mesmo uma nova ronda de negociações em Teerão com os responsáveis iranianos sobre as centrifugadoras atómicas P1 e P2.

PUB

Últimas