Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brasil: biólogo polémico descobre anta-anã

Roosmalen, acusado de biopirataria, apresenta «novas espécies» na internet

O polémico biólogo Marc van Roosmalen, acusado de biopirataria e de desvio de dinheiro público, vai apresentar na internet a descoberta de uma nova espécie de anta amazónica, a anta-anão, com o nome científico de Tapirus pygmaes, escreve o Estadão online.

O animal é um dos novos 37 mamíferos que Roosmalen diz ter descoberto numa bacia do Rio Madeira, o principal afluente do Amazonas.

PUB

Roosmalen afirma que, além de ter um tamanho significativamente menor, a anta-anão é castanha ou preta, em vez de avermelhada, como a anta terrestre ( Tapirus terrestris).

Embora diga já ter visto a anta-anão, Roosmalen nunca registou imagens do animal e vai publicar uma reconstrução a partir do que viu e de um crânio.

Pela sua aparente raridade, o biólogo considera a anta-anão «altamente ameaçada».

«Nós não sabemos absolutamente nada do ecossistema amazónico, é isso o que eu quero mostrar. Se ainda podemos encontrar elementos de megafauna e megaflora, o que sabemos desse ecossistema?», disse o biólogo à BBC Brasil.

O cientista foi demitido do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas Amazónicas) em 2003, acusado de enviar material genético para fora do Brasil.

Em Junho, foi condenado a 15 anos de prisão por crime ambiental e uso indevido de verba pública. Foi preso mas conseguiu um habeas corpus e aguarda em liberdade a decisão sobre um recurso judicial.

PUB

Últimas