Já fez LIKE no TVI Notícias?

Finanças dizem que economia nacional deve ter acelerado no 2º trimestre

A economia nacional deverá ter registado uma aceleração durante o segundo trimestre deste ano, revela o boletim de Julho da Direcção-geral de Estudos e Previsões (DGEP), do Ministério das Finanças.

«De acordo com a informação disponível para as componentes da despesa privada, a procura interna deverá acelerar no 2º trimestre», refere, acrescentando que «as opiniões dos empresários melhoraram na generalidade dos sectores de actividade, apontando para um maior dinamismo da actividade económica».

Também na componente externa há boas notícias, já que «os fluxos do comércio internacional continuaram a registar um forte crescimento».

PUB

Entre Abril e Junho, os indicadores de confiança melhoraram também na generalidade dos sectores, sendo que os dados quantitativos disponíveis até Maio confirmam a tendência de melhoria.

O indicador de sentimento económico da Comissão Europeia, que sintetiza as opiniões dos consumidores e dos empresários dos serviços, indústria e construção, mantém no segundo trimestre do ano uma tendência de recuperação tanto face ao trimestre precedente como ao homólogo.

De acordo com os dados disponíveis, nos primeiros quatro meses de 2004 a economia portuguesa registou um aumento das necessidades de financiamento face ao exterior.

No primeiro quadrimestre de 2004, o défice conjunto das Balanças Corrente e de Capital situou-se em 2.382 milhões de euros, o que compara com um défice de 1.959 milhões de euros registado em idêntico período do ano anterior. O aumento das necessidades de financiamento da economia portuguesa face ao exterior (em 423 milhões de euros) ficou a dever-se a um forte agravamento do défice da Balança Corrente (em 380 milhões de euros) e, em menor escala, à diminuição do excedente da Balança de Capital (em 43 milhões de euros).

PUB

Últimas