Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco quer Portugal nos 15 mais ricos

Próximo quadro comunitário de apoio é uma «grande oportunidade»

O Presidente da República encara o próximo quadro comunitário de apoio como uma «grande oportunidade» e espera que Governo e «agentes políticos» se empenhem para Portugal se «aproximar do desenvolvimento dos 15 países mais ricos» da Europa em 2013.

«Espero que os nossos agentes políticos se envolvam nessa mobilização de todos e que, neste período [2007-2013], Portugal se possa aproximar à média do desenvolvimento dos 15 mais ricos da União Europeia», afirmou Cavaco Silva, à margem de uma visita à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, Leiria.

PUB

Para Cavaco Silva, este poderá ser «o último quadro comunitário de apoio» de que Portugal poderá vir a beneficiar dado que depois de 2013 outros países, especialmente da Europa de Leste, «serão candidatos mas fortes» aos apoios de coesão económica e social.

«Esta é uma grande oportunidade não apenas para gastar dinheiro, mas para mobilizar a sociedade civil e os agentes económicos», reafirmou Cavaco Silva.

Os 10 programas operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013 serão assinados hoje, em Lisboa, pelos comissários europeus para a Política Regional, Danuta Hubner, para o Emprego Assuntos Sociais, Vladimir Spidla, e pelos ministros do Trabalho e da Solidariedade Social, José António Vieira da Silva, e do Ambiente, Planeamento e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia.

A cerimónia é presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

PUB

Últimas