Já fez LIKE no TVI Notícias?

Curso de Sócrates: mais suspeitas

Relatório do Ministério mostra que em 1996 não houve diplomados

Mais um pormenor no escaldante caso Sócrates, com o jornal «Público» a citar um estudo do Ministério do Ensino Superior, que revela que em 1996 não houve nenhum aluno diplomado em Engenharia Civil pela Universidade Independente (UnI).

Segundo o jornal, este pormenor vem contrariar os próprios documentos apresentados como fazendo prova da licenciatura do primeiro-ministro, que indicavam que José Sócrates havia concluído o curso no dia 8 de Setembro de 1996. Numa consulta ao relatório de diplomas que consta no site do Observatório da Ciência e do Ensino Superior e na imagem em anexo, é um facto que nesse ano não houve diplomados em Engenharia Civil na Universidade Indepentente.

PUB

Contactado pelo jornal, o gabinete do ministro do Ensino Superior afirmou que esses dados não incluem, «para qualquer dos cursos, os alunos que, tendo ingressado por transferência, tenham concluído a licenciatura através de um plano de estudos fixado na sequência de um processo de equivalência».

Apesar de tudo, no relatório não se faz qualquer referência a excepções. Na introdução do documento, onde se explica o âmbito do estudo, concretiza-se que as estatísticas se referem «ao grau de licenciado, obtido através de diferentes percursos académicos».

A explicação do Ministério do Ensino Superior parece também ser contraditória com o facto de, na própria UnI, nos cursos de Ciências da Comunicação e Relações Internacionais, serem indicados no relatório como diplomados, logo em 1996, dezenas de alunos que ali ingressaram por transferência.

O assessor de imprensa, Luís Bernardo, também disse que «o primeiro-ministro acabou a licenciatura em 1996». «Isso não é um problema do primeiro-ministro. A questão terá de ser colocada à UnI e ao Ministério do Ensino Superior», afirmou ao «Público», no mesmo dia em que Sócrates prometeu dar «novidades a seu tempo». O ex-reitor Luís Arouca acrescentou que está em «black-out».

PUB

Dados presentes no documento

Consultado o documento disponível publicamente, chega-se à página 177 e confirma-se que os primeiros sete diplomados no concurso de Engenharia Civil da UnI surgem apenas em 1997/98.

Segundo o jornal «Público» esta pista foi levantada «por um leitor anónimo do blog Do Portugal Profundo, cujo autor, António Balbino Caldeira, tem levantado, desde 2005, dúvidas sobre o currículo académico de José Sócrates».

PUB

Últimas