Já fez LIKE no TVI Notícias?

Língua azul: 43 explorações sob suspeita

Doença vírica causou na última semana a morte a 33 animais

O Ministério da Agricultura anunciou hoje que estão 43 explorações pecuárias sob suspeita de terem casos da doença vírica Lingua Azul, que causou na última semana a morte a 33 animais.

O balanço divulgado quinta-feira apontava para a existência de 14 explorações sob sequestro e de uma sob suspeita.

PUB

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura, até às 12:00 de hoje estavam confirmadas 43 explorações sob suspeita, que englobam um efectivo pecuário de 4.283 animais e se localizam nos concelhos de Barrancos (36), Moura (5), Serpa (1) e Reguengos (1).

Destes, 183 estão afectados com a doença.

As 33 mortes registadas até hoje equivalem a uma percentagem de 0,7 por cento.

Segundo o Ministério, foi confirmada a 21 de Setembro de 2007, no concelho de Barrancos, a existência do primeiro foco de Língua Azul motivado pela detecção do novo tipo serótipo 1 do virus, que levou à implementação de novas medidas sanitárias.

A Língua Azul é uma doença de origem vírica que infecta todos os ruminantes mas que apenas se manifesta de forma grave na espécie ovina.

O vírus da língua Azul serótipo 4 foi identificado em 2004, tendo sido implementado em Portugal um programa de erradicação da doença que inclui, nomeadamente, a vacinação obrigatória de ovinos e a vacinação voluntária de bovinos.

Em finais de Julho de 2007 foi detectado pela primeira vez, em Espanha, outro serótipo (o 1, para o qual não existe vacina.

PUB

Últimas