Já fez LIKE no TVI Notícias?

DECO detecta bactéria legionela em seis hospitais

A Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) detectou a presença da bactéria que causa a doença do legionário (infecção que pode ser mortal) no circuito de água de seis hospitais portugueses, segundo um estudo a publicar na revista Proteste.

A investigação, que será publicada na edição de Junho da revista de defesa dos consumidores, abrangeu 19 hospitais portugueses e, destes, a legionela foi encontrada em amostras do circuito de água quente de seis, refere a Lusa.

A DECO apurou a presença da legionela - bactéria com capacidade de provocar uma infecção que pode ser mortal - nos hospitais da Cova da Beira (Covilhã), da Lapa (Porto), Distrital de Faro, Egas Moniz, dos Capuchos e São José (Lisboa).

PUB

A associação alerta para o facto da legionela poder ser libertada para o ar durante a evaporação de gotículas de água das torres de arrefecimento do ar condicionado ou em aerossóis formados no banho de chuveiro e, ao ser inalada, atingir os pulmões.

No entanto, esclarece que "o facto de se encontrar a bactéria em determinados pontos do ambiente não significa que irão ocorrer necessariamente infecções".

"O risco depende muito do estado de saúde do indivíduo, sendo mais provável em pessoas debilitadas", acrescenta a associação.

PUB

Últimas