Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Máfias organizadas» no apoio a deficientes

Há quem viva à custa de crianças dadas como deficientes, denuncia DREN

A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, disse hoje que há «máfias organizadas» a viverem à custa de crianças dadas como deficientes, mas que efectivamente só têm necessidades educativas especiais, noticia a Lusa.

A alguns gabinetes [de apoio a crianças com necessidades educativas especiais] que alegadamente «metem no mesmo saco crianças com necessidades especiais e crianças deficientes, chamei-lhe máfias organizadas, e continuo a dizê-lo», afirmou a directora regional.

PUB

Margarida Moreira falava aos jornalistas após ouvir queixas dos pais de cerca de 80 crianças de Aveiro-Norte sobre atrasos da DREN na validação de apoios aos seus filhos, dados como tendo necessidades educativas especiais e, por isso, apoiados pelo Centro de Desenvolvimento Psicomotor de Oliveira de Azeméis.

Referindo-se a este caso específico, Margarida Moreira anunciou que vai investigar a actividade deste gabinete, considerando exagerado que tenha a seu cargo 80 crianças realmente deficientes. «Nesse caso teríamos um problema de saúde pública em Oliveira de Azeméis», frisou.

Ainda assim, a directora regional salvaguardou que, neste momento, «seria tão ousado tirar uma conclusão ousada como assinar de cruz os processos», para apoios da Segurança Social aquele gabinete. «Mas vou investigar», insistiu.

PUB

Últimas