Já fez LIKE no TVI Notícias?

Barroso defende BCE das críticas dos candidatos franceses

Relacionados

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, apelou esta quarta-feira para que não se ponha em causa o Banco Central Europeu (BCE), pois poderia vir a afectar «a estabilidade do euro».

A advertência surge numa altura em que candidatos à Presidência da República em França têm vindo a atacar esta instituição, avança a agência «Lusa».

É antes de mais aos governos europeus que compete «estimular o crescimento, mas não se deve pôr em causa o Banco Central», declarou Barroso na cadeia de televisão pública «France 2».

PUB

O BCE está a ser criticado por vários candidatos à eleição presidencial francesa, nomeadamente pela socialista Ségolne Royal e pelo principal candidato de direita, Nicolas Sarkozy, que vêem no euro forte um obstáculo às exportações francesas.

«O BCE tem de ser independente. Não se pode dar instruções precisas ao banco central, porque isto poderia por em causa a credibilidade do euro, que é uma grande criação europeia. É hoje em dia uma das moedas mais fortes do mundo», referiu Durão Barroso.

O presidente da Comissão Europeia acrescentou que, «o euro protegeu-nos contra a inflação», tornando as importações de petróleo, pagas em dólares, menos onerosas.

«Não é justo centrar as críticas sobre o euro», frisou Barroso, apelando para a importância de «completar uma política de estabilidade da moeda com políticas estruturais, para dar mais impulso ao crescimento das nossas economias».

PUB

Relacionados

Últimas