Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tratado Europeu: Durão diz que «não há desculpas»

Presidente da Comissão Europeia lança apelo aos líderes europeus

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, instou esta quarta-feira os líderes europeus a «honrarem os seus compromissos» e disse que «não há desculpas» para não chegarem a acordo sobre o novo Tratado europeu na Cimeira de Lisboa, noticia a Lusa.

Durão Barroso manifestou ainda «plena confiança» na forma como a presidência portuguesa irá gerir as derradeiras questões ainda em aberto.

PUB

O presidente do executivo comunitário falava numa conferência de imprensa na sede da Comissão, em Bruxelas, antes de seguir viagem para Lisboa, onde quinta e sexta-feira se realiza a cimeira informal na qual a presidência portuguesa pretende «fechar» um acordo sobre o Tratado Reformador, para ser assinado até final do ano.

Admitindo que ainda existem problemas por resolver, Durão Barroso manifestou-se optimista quanto às derradeiras negociações que terão lugar em Lisboa, afirmando que, pelos contactos mantidos com as diversas capitais europeias e a presidência portuguesa, acredita que «ninguém está interessado num fracasso» e «todos vão a Lisboa com um espírito de compromisso numa solução».

Questionado em concreto sobre as questões ainda em aberto, Barroso afirmou-se esperançado em que serão encontradas soluções para todas elas, e referindo-se designadamente à ameaça de um veto da Itália, devido à oposição de Roma à distribuição de lugares no Parlamento Europeu, disse não acreditar que tal aconteça.

PUB

Últimas