Já fez LIKE no TVI Notícias?

Necessidades líquidas de financiamento do Estado em 2018 vão rondar os 11 mil ME

No ano passado, em termos líquidos, as necessidades de financiamento do Estado ascenderam a 12,5 mil milhões de euros

As necessidades de financiamento líquidas do Estado para este ano deverão situar-se em cerca de 10,9 mil milhões de euros, segundo anunciou esta segunda-feira a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

O programa de financiamento para 2018 já foi aprovado pela tutela, diz o IGCP.

PUB

No ano passado, em termos líquidos, as necessidades de financiamento do Estado ascenderam a 12,5 mil milhões de euros.

Em 2018, a estratégia, acrescenta a agência, deverá centrar-se na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em euros com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro (OT), “para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”.

O IGCP refere que serão exploradas oportunidades para operações de troca e recompras de títulos e antecipa ainda uma contribuição positiva de 1,8 mil milhões de euros de produtos de retalho.

O documento prevê um montante de 15 mil milhões de euros através da emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais.

O IGCP espera que o financiamento líquido resultante da emissão de Bilhetes do Tesouro (BT) resulte num impacto nulo. “Será mantida a estratégia de emissão ao longo de toda a curva, combinando prazos curtos com prazos longos”, lê-se no documento.

Os dois primeiros leilões do ano de emissão de BT a curto prazo (um a seis meses, outro a 12 meses) deverão realizar-se na próxima semana, dia 17, com um montante indicativo entre 1.500 e 1.750 milhões de euros.

Dia 21 de fevereiro haverá novos leilões, com a emissão de BT com montante indicativo entre 1.000 e 1.250 milhões de euros, sendo a seguinte emissão a 21 de março, com valores entre 1.250 e 1.500 milhões de euros.

PUB

Últimas