Já fez LIKE no TVI Notícias?

Putin anula 96% da dívida contraída pelo Uzbequistão à Rússia

Relacionados

País tenta reforçar os laços com a ex-república soviética da Ásia Central que pretende incluir no seu projeto de união económica euroasiático

O Presidente russo Vladimir Putin anulou esta quarta-feira a maior parte da dívida do Uzbequistão, num momento em que a Rússia tenta reforçar os laços com esta ex-república soviética da Ásia Central que pretende incluir no seu projeto de união económica euroasiático.

O montante da dívida eliminada ascendia a 696 milhões de euros, mais de 97% da dívida contraída pelo Uzbequistão junto da Rússia, indicaram as agências noticiosas russas.

PUB

Este «acordo (...) vai permitir aprofundar os nossos laços económicos», sublinhou Putin após um encontro em Tachkent com o seu homólogo uzbeque Islam Karimov, citado pela Lusa.

Durante a visita, o Presidente também assinou um acordo relacionado com o início de consultas entre as duas capitais sobre a criação de uma zona de livre comércio entre o Uzbequistão e a União económica euroasiática, fomentada pela Rússia.

Esta União, que inclui a Bielorrússia, Cazaquistão e Arménia, deve ser anunciada em 1 de janeiro de 2015. O objetivo consiste em favorecer uma integração mais estreita dos seus Estados-membros, e quando Moscovo permanece sujeita às sanções ocidentais motivadas pela crise na Ucrânia.

Até ao momento, Tachkent tinha manifestado reservas face à sua eventual integração na União impulsionada por Moscovo, devido aos receios de perda de independência política face ao seu grande vizinho.

Nesta perspetiva, Karimov sugeriu hoje que a Rússia continue a apoiar a Comunidade dos Estados independentes (CEI), em alternativa à formação de novos blocos políticos.

PUB

No entanto, recordou que o Uzbequistão «sempre esteve aberto à Rússia» e apelou ao «reforço do desenvolvimento das relações russo-uzbeques».

Karimov também exprimiu a sua inquietação face à evolução da situação no vizinho Afeganistão, e quando a NATO se prepara para retirar o grosso das suas tropas até ao final de 2014.

 

PUB

Relacionados

Últimas