Já fez LIKE no TVI Notícias?

Consumo de cerveja em Portugal diminui entre 2 a 3% em 2008

Relacionados

Este ano «iremos regredir em volume e em valor»

O consumo de cerveja em Portugal deve ter caído entre 2 e 3 por cento em 2008, disse à Lusa Francisco Gírio, secretário-geral da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, que perspectiva um ano de 2009 ainda pior.

«O mercado deve-se ter contraído 2 e 3% em volume, embora em valor possa ter ficado acima de 2007», afirmou o mesmo responsável, citado pela Lusa, adiantando que só em Março deverá haver dados finais.

PUB

A melhoria das receitas beneficiou tanto da subida dos preços (a reflectir o agravamento dos custos sentidos sobretudo no primeiro semestre) como do segmento Premium, explicou Francisco Gírio.

Para Francisco Gírio, 2008 foi um ano «em que se notou certas dificuldades nas famílias portuguesas em adquirir bens de consumo e as cervejas ressentiram-se disso».

Quanto às perspectivas para este ano, o responsável da APPC diz não ter «o mínimo de dúvida de que 2009 será pior que 2008».

«Iremos regredir em volume e em valor», com a dimensão da queda a depender da crise económica, notou Francisco Gírio.

«Se perdermos um ou dois por cento, face a 2008, não será mau», prognosticou.

Questionado sobre a possibilidade de ocorrência de despedimentos na indústria cervejeira, face às dificuldades que se perspectivam, Francisco Gírio disse: «Não é previsível, mas... estamos à espera de tudo».

PUB

Relacionados

Últimas