Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch mantém rating de Portugal em “lixo”

Rating de Portugal mantém-se em BB+, ainda na categoria considerada "lixo".

Para a Fitch, o falhanço da venda do Novo Banco na data prevista também cria incertezas sobre o valor da instituição e a qualidade dos seus ativos. Como a venda será feita depois de conhecidos os resultados dos testes de stress, a agência sublinha os custos adicionais para a banca.

A Fitch manteve esta sexta-feira o rating de Portugal do “lixo”. A  agência de notação manteve o rating da República em BB+, assim como manteve o outlook positivo. A Fitch tem a dívida de Portugal em “lixo” desde novembro de 2011. O Outlook é positivo desde abril de 2014.   Na semana passada, a Standard and Poor's (S&P) subiu o rating de longo prazo de Portugal, de 'BB' para 'BB+'.

A agência acredita que a “moderada recuperação económica” irá ajudar Portugal a cumprir a meta do défice e sair dos Procedimentos por Défice Excessivo. Mas alerta que o défice estrutural irá aumentar, ao invés de diminuir, por causa das eleições legislativas, que, segundo a Fitch, não permitiram mais medidas orçamentais. 

PUB

A Fitch sublinha que não espera grandes alterações na política fiscal ou económica depois das legislativas, mas alerta para alguma incerteza decorrente de vários cenários pós-eleitorais que estão em cima da mesa.

"Alcançar a meta do défice da UE e da redução de dívida será um desafio, em parte porque algumas das medidas recentes de consolidação orçamental vão desaparecer"

Apesar de não antecipar que haja matéria para uma revisão em baixa da perspetiva, a agência de notação sublinha que um relaxamento da postura orçamental, um crescimento económico mais fraco e a falta de progresso em colmatar o desiquilíbrio da balança comercial podem trazer uma revisão em baixa do rating.

 

PUB

Últimas