Já fez LIKE no TVI Notícias?

OCDE prevê desemprego crescente em Portugal até 8,8% em 2010

Crise deverá gerar 8 milhões de novos desempregados nos países desenvolvidos

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê um aumento generalizado do desemprego, na sequência da crise financeira e económica. Portugal não escapará à tendência.

Esta terça-feira a organização divulgou as suas revisões às projecções macroeconómicas e aponta agora para um desemprego crescente no nosso país até 2010. A OCDE aponta para uma taxa de desemprego de 7,6% este ano, um aumento de quase dez pontos percentuais no ano que vem, para os 8,5%, e outro em 2010, para 8,8%.

PUB

As outras previsões já divulgadas, por outras entidades, são menos pessimistas. A Comissão Europeia, por exemplo, aponta para uma taxa de 7,)% no ano que vem, e o Fundo Monetário Internacional para outra de 7,8%. A do Governo é, mais uma vez, a mais optimista, já que o Executivo espera que a taxa de desemprego nacional se mantenha estável em 2009, nos 7,6%, o mesmo valor que aponta para este ano.

Mesmo que as previsões da OCDE se verifiquem, Portugal voltará a ter uma taxa de desemprego inferior à da Zona Euro, já que na área da moeda única, a taxa de desemprego deverá passar para 8,6% em 2009 e para 9% em 2010.

Mas, de acordo com a OCDE, a tendência será comum a todas as economias desenvolvidas, já que a crise que o Mudo atravessa deverá gerar oito milhões de desempregados nos países desenvolvidos.

PUB

Últimas