Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia espera «decisão positiva» do Eurogrupo

Ministro das Finanças parte para Bruxelas com essa «esperança»

A Grécia espera que os ministros das Finanças da Zona Euro, que se vão reunir esta quinta-feira, em Bruxelas, tomem uma «decisão positiva» relativamente ao plano de ajuda ao país.

«Parto para Bruxelas com a esperança de que o Eurogrupo tome uma decisão positiva no que se refere ao novo plano de ajuda», declarou o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, citado pela Lusa, após uma reunião de quatro horas entre o seu Governo e representantes do FMI, BCE e Comissão Europeia, antecedida da reunião, também de quatro horas, entre Executivo e partidos, que terminou sem um acordo global, com o ponto da discórdia a incidir sobre eventuais cortes nas pensões.

PUB

Assim, continua num impasse o acordo com a troika para que a Grécia receba um novo empréstimo de 130 mil milhões de euros para evitar a bancarrota, apesar das intensas negociações que decorreram esta noite sem, porém, produzirem um consenso generalizado.

A reunião terminou cerca das 04:00 em Lisboa com Venizelos a anunciar que parte para Bruxelas para discutir a questão grega sem consenso sobre os cortes nas reformas, apelando à «responsabilidade» de todos os negociadores.

« Disso depende a permanência do país na zona euro e a identidade europeia» da Grécia. É tempo de todos assumirem as suas responsabilidades. Não há lugar para outras considerações». «Todos os assuntos menos um» foram acordados - o das pensões.

A troika deu duas semanas ao governo grego para encontrar uma forma de poupar 300 milhões de euros, pois, caso contrário, ordenará a implementação de reduções mais drásticas das reformas.

PUB

Últimas