Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sem medidas, desemprego «não vai parar por aqui»

Associação Empresarial apela ao lançamento de medidas para fomentar crescimento e desenvolvimento económico

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), José António Barros, apelou esta sexta-feira ao lançamento de medidas para fomentar o «crescimento e desenvolvimento económico» sob pena de o aumento do desemprego «não parar por aqui».

Em declarações à Agência Lusa, José António Barros comentava as mais recentes estimativas do Governo sobre a taxa de desemprego, que prevê agora um agravamento para os 15,5% este ano e para 16% no próximo ano.

PUB

«São números que, infelizmente, não nos surpreendem, aliás estávamos a contar. Só tenho pena de que essas nossas perspetivas se estejam a confirmar e ou fazemos alguma coisa ou não vamos parar por aqui», alertou o presidente da AEP, à margem de uma reunião em Viana do Castelo.

Segundo José António Barros, «infelizmente» o «esforço que está a ser feito de contenção orçamental implica uma contenção económica» a qual tem «como consequência o desemprego».

«Este número traduz também um encerramento muito elevado de empresas. Esperamos é que haja a leitura adequada desse número e das suas perspetivas para, rapidamente, se porem em curso medidas de desenvolvimento e crescimento económico, que é a única maneira de impedir que o desemprego continue a crescer», sublinhou o responsável da AEP.

Admite, ainda assim, que Portugal «não pode abandonar» o processo de consolidação das contas públicas em curso, sob pena de agravar os custos do financiamento nos mercados externo.

PUB

Últimas