Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: TGV é para avançar com apoio de Passos Coelho

Relacionados

Sociais-democratas e democratas-cristãos pedem adiamento das grandes obras públicas. Sócrates diz que são para avançar

O primeiro-ministro citou Pedro Passos Coelho, no Parlamento, para afirmar que não há divergências em relação ao projecto de alta velocidade e da construção do novo aeroporto de Lisboa.

PSD apela a «mais vozes» contra obras públicas

PUB

Sócrates reforça confiança no PEC

José Sócrates respondeu às críticas lançadas por Miguel Macedo, novo líder parlamentar do PSD, que defendeu o adiamento das «grandes obras públicas como o TGV, o novo aeroporto, a terceira travessia sobre Tejo e novas concessões rodoviárias», uma intervenção que mereceu os aplausos da bancada «laranja».

O primeiro-ministro respondeu, sobre o novo aeroporto de Lisboa: «Diz o líder do seu partido, o desenvolvimento do aeroporto deve avançar de acordo com o calendário previsto. E eu saúdo esta posição porque é uma posição responsável».

Já sobre o troço de linha de alta velocidade Lisboa/Madrid, José Sócrates disse que Passos Coelho escreveu que o projecto «deve prosseguir, desde que se ligue à alta velocidade espanhola. E é isso que nós queremos».

Em resposta, Miguel Macedo sublinhou que estes projectos são importantes, mas que o país não tem condições financeiras para o fazer de imediato.

PUB

«Não temos condições para financiar as grandes obras públicas porque temos menos dinheiro e o dinheiro está mais caro. Não queremos um endividamento maior que tem de ser pago para gerações futuras».

Aeroporto avança sem privatizar ANA

Já Paulo Portas voltou a atacar a execução do TGV, questionado o custo real do projecto e qual o custo estimado se o projecto fosse adiado. Ao mesmo tempo, o líder do CDS questionou se o novo aeroporto será promovido com a ANA «totalmente pública».

«Desistir destes projectos seria um erro», retorquiu o primeiro-ministro, salientando que estes projectos criam emprego e confere mais oportunidades de ocupação das empresas portuguesas».

Sobre o futuro aeroporto, José Sócrates reiterou que o projecto avançará, dando a entender que será feito antes da privatização da ANA, pois sobre esta matéria este é «o momento é para reflectir».

«Nós vamos lançar o concurso do aeroporto. Temos que pensar seriamente para decidir, matéria que não está decidida, se este é ou não é momento para privatizar a ANA», disse o primeiro-ministro no debate quinzenal, que decorre esta sexta-feira na Assembleia da República.

PUB

Relacionados

Últimas