Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI diz que Irlanda atingiu primeiras metas

Pressão sobre a banca mantém-se

O Governo da Irlanda cumpriu os primeiros objectivos estabelecidos no acordo com as autoridades internacionais em troca de apoio financeiro apesar da pressão se manter sobre o sistema financeiro, indicou esta quarta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A análise divulgada pelo FMI explica que o Executivo irlandês cumpriu as primeiras metas, inclusivamente no que diz respeito ao saldo orçamental e dívida pública no final de Dezembro, apesar de não detalhar quais foram as metas estabelecidas no acordo, cita a Lusa.

PUB

O sistema financeiro irlandês «continua sob pressão» enquanto a qualidade dos activos e os preços do imobiliário continuam a cair, diz a organização.

«Enquanto o bom começo do processo de reestruturação do sistema financeiro irlandês é encorajador, os desafios pela frente são significativos», diz a organização, acrescentando que os bancos «não têm praticamente acesso» aos mercados de financiamento e continuam fortemente dependentes do apoio do banco central.

A análise do FMI surge na sequência do empréstimo internacional, de Bruxelas e da organização, à Irlanda que deverá atingir os 85 mil milhões de euros.

As próximas duas revisões serão realizadas já após as eleições marcadas para 25 de Fevereiro na Irlanda, após o primeiro-ministro, Brian Cowen, ter decidido dissolver o parlamento.

Brian Cowen anunciou também que não se irá recandidatar.

Entretanto o ministro das Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, reagiu à análise do Fundo Monetário Internacional, afirmando que concorda com a avaliação e que têm sido alcançados progressos no apoio ao sistema financeiro.

PUB

Últimas