Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo aprova aumentos de impostos na Madeira

Estão aprovadas as alterações ao IVA e aos impostos especiais de consumo no arquipélago

O Conselho de Ministros aprovou as alterações ao IVA e aos impostos especiais de consumo em vigor na Madeira, de acordo com o programa de ajustamento económico e financeiro acordado entre o Governo e esta região autónoma.

Por outro lado, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o executivo PSD/CDS-PP aprovou esta quarta-feira o alargamento do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE) à «participação dos setores agroalimentar e florestal», através de uma alteração à resolução sobre esta estrutura.

PUB

O CEIE é presidido pelo primeiro-ministro e conta também com a participação dos ministros de Estado do atual Governo - o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e o ministro dos Negócios Estrangeiro, Paulo Portas - e do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

Esta estrutura, criada em outubro, tem por missão «a avaliação das políticas públicas e das iniciativas privadas, e a respetiva aprovação, em matéria de internacionalização da economia portuguesa, da promoção e captação de investimento estrangeiro e de cooperação para o desenvolvimento».

No dia 24 de fevereiro, através de um comunicado, o CEIE propôs ao Governo a inclusão do Ministério da Agricultura, da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal na sua estrutura, «tendo presente a particular relevância do setor agroalimentar e florestal para a internacionalização da economia portuguesa».

Hoje não houve conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, tendo sido apenas divulgado um comunicado.

PUB

De acordo com esse comunicado, outra das decisões tomadas hoje foi «a classificação dos institutos públicos de regime especial, para efeitos da determinação do vencimento dos respetivos membros dos conselhos diretivos».

O Governo aprovou ainda um «protocolo relativo à avaliação ambiental estratégica à convenção sobre a avaliação dos impactes ambientais num Contexto transfronteiras», que prevê «a participação do público na avaliação ambiental estratégica».

O objetivo desse protocolo, segundo o comunicado do Conselho de Ministros, «é oferecer um nível elevado de proteção do ambiente e da saúde, garantindo que as considerações ambientais e de saúde sejam plenamente consideradas na preparação de planos e programas, criando procedimentos claros, transparentes e eficazes de avaliação ambiental estratégica».

PUB

Últimas