Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rehn quer Espanha a aplicar rapidamente novas leis orçamentais

Comissário europeu diz que leis de autonomia são essenciais para garantir credibilidade do setor financeiro

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, pediu esta quarta-feira a Espanha para que aplique rapidamente as novas leis de autonomia orçamental para garantir a credibilidade do setor financeiro do país.

«O Governo espanhol vai iniciar a aplicação da nova legislação sobre a autonomia orçamental. Terá de o fazer sem demoras ou então verá diminuída a credibilidade do sector financeiro espanhol», declarou o comissário em Estrasburgo, onde falava na sessão plenária do Parlamento Europeu que esta semana decorre na cidade francesa.

PUB

Rehn voltou a definir como «essencial» que Espanha consiga «um equilíbrio entre a consolidação orçamental e o crescimento» para superar o atual momento de maior fragilidade económica e financeira.

A economia espanhola deverá cair este ano 1,8 por cento, permanecendo praticamente estática em 2013 segundo as previsões do FMI divulgadas na terça-feira e que corrigem, em baixa, as expetativas de janeiro.

Segundo as previsões de primavera («Outlook») da instituição, a economia espanhola recuará mais 0,2 pontos do que inicialmente previsto para -1,8 por cento, com a recuperação em 2013 a ser de apenas 0,1 por cento (abaixo dos 0,4 previstos em janeiro).

PUB

Últimas