Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo quer reduzir para metade dirigentes municipais

Intenção do Executivo é cortar chefias para menos de 1.500 e obter poupança de 40 milhões de euros

O Governo quer reduzir para metade o número de dirigentes municipais, um dos pontos que se prevê mais polémicos no que respeita à reforma da administração local.

A intenção do Executivo é cortar as chefias para menos de 1.500 e, assim, obter uma poupança de 40 milhões de euros, diz a TVI que teve acesso à proposta que foi entregue à Associação Nacional dos Municípios.

PUB

No fundo, o que o Governo propõe aos municípios é que se corte nas três categorias de dirigentes dos funcionários do poder local. Com o nível de director municipal, a categoria mais elevada, existem actualmente 70 funcionários mas a intenção é haver apenas 35.

Já os directores de departamento e equiparados são 563, sendo que o Governo quer que passem a ter tal categoria apenas 196 funcionários.

O maior número encontra-se ao nível dos chefes de divisão ou equiparados. Ao todo são 2.504 mas o Executivo quer reduzir o número para 1.264.

O levantamento feito pelo Governo aponta, assim, para um total de 3.137 dirigentes em funções nos municípios. A proposta passa por haver apenas 1.495 chefias.

Contas feitas, o que Executivo propõe aos municípios é que cortem 52 por cento nos cargos de chefia, uma redução para metade.

PUB

Últimas