Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carros: Salvador Caetano chega à China

Empresa vai produzir autocarros para aeroportos

A primeira fábrica do Grupo Salvador Caetano na China, uma «joint-venture» com uma empresa local destinada ao fabrico de autocarros para aeroportos, deverá ser inaugurada em julho, revelou o diretor-geral da unidade, Mário Conde.

Situada em Dalian, importante cidade portuária do nordeste da China, a meio caminho entre Pequim e a península coreana, a nova fábrica empregará cerca de 300 trabalhadores até 2014, escreve a Lusa.

PUB

Trata-se de um investimento de 4 milhões de euros, metade dos quais assegurado pelo grupo português, e segundo adiantou Mário Conde, a empresa espera faturar cerca de 35 milhões de euros já no próximo ano.

O parceiro da Salvador Caetano é a Brilliance Special Vehicles, empresa do Grupo Huachen, com sede em Shenyang, capital da província de Liaoning.

«Iniciaremos com a produção de autocarros para serviços de aeroporto e numa segunda fase passaremos aos [veículos] urbanos elétricos», disse o mesmo responsável.

Por ora, a produção destina-se exclusivamente ao mercado chinês, mas Mário Conde admitiu a possibilidade de a empresa vir a «exportar para países vizinhos» da China.

A Salvador Caetano exporta autocarros de aeroporto para a China há já cerca de vinte anos.

A fábrica de Dalian, com uma área de 3,2 hectares, é o primeiro projeto do grupo na Ásia e representa «uma excelente oportunidade de crescimento para a sua atividade industrial», disse Mário Conde.

PUB

Segunda economia do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos, a China já é também o maior mercado mundial do setor automóvel.

A inauguração da fábrica do grupo Salvador Caetano coincide com um bom momento das relações económicas luso-chinesas: nos últimos três anos, as exportações para a China mais do que duplicaram e em 2012 as vendas nacionais ultrapassaram pela primeira vez os 1.100 milhões de euros.

O Grupo Salvador Caetano, sedeado em Vila Nova de Gaia, norte de Portugal, está implantado em mais cinco países: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Cabo Verde e Angola.

De acordo com o seu website, em 2010 o grupo empregava cerca de 6.100 pessoas, tendo produzido 76.073 veículos.

PUB

Últimas