Já fez LIKE no TVI Notícias?

CGD com prejuízos de 348 milhões em 2014

Relacionados

Banco apresenta resultados do exercício do ano passado, que ainda assim mostram uma redução do resultado líquido negativo em 40%

A Caixa Geral de Depósitos teve 348 milhões de euros de prejuízo em 2014. Ainda assim, uma redução de 40% do resultado líquido negativo, em relação ao exercício de 2013, no qual registou 578,9 milhões de euros de prejuízos.

Em comunicado enviado à comissão de Mercado e Valores Mobiliários, o banco afirma que esta melhoria «verificou-se num contexto de reforçada liquidez e de favoráveis níveis de adequação dos capitais próprios».

PUB

«A situação desafogada de liquidez da CGD», nota o banco, permitiu antecipar a amortização das respetivas emissões de obrigações com garantia do Estado, no montante total de 3,6 mil milhões de euros.

O resultado bruto de exploração cresceu cerca de 32% para os 410,8 milhões de euros, destacando-se os contributos da atividade internacional e da banca de investimento que aumentaram respetivamente 59% e 40,1%.

Mas a melhoria da rendibilidade, reconhece a CGD, foi afetada negativamente pelos custos de imparidades associadas à exposição ao Grupo Espírito Santo e pelo esforço de provisionamento, bem como pelo impacto líquido da anulação de impostos diferidos decorrente da redução da taxa de IRC.

Mas o relatório enviado à CMVM não mostra quanto é que a Caixa perdeu com o GES. Na conferência de imprensa de apresentação de resultados, o presidente do conselho de administração do banco, José de Matos admite que «o número é significativo», mas não quis adiantar valores. ​ O crédito a clientes apresentou ainda reduções homólogas de 4,5% e 3,3%, respetivamente em termos líquidos e brutos, para 66 864 milhões de euros e 72 094 milhões de euros. A nova produção de crédito à habitação registou um aumento de 16,4% face a 2013.

 

PUB

Relacionados

Últimas