Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve geral: sindicato do sector financeiro também adere

Relacionados

Trabalhadores criticam manutenção de «políticas restritivas», mesmo com bancos privados a registar elevados lucros

O Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira (SINTAF) anunciou esta segunda-feira a adesão à greve geral do próximo dia 24. Os trabalhadores vão parar em protesto contra as «políticas restritivas» que afectam o sector, apesar dos elevados lucros dos maiores bancos privados.

«Só nos primeiros nove meses de 2010, os quatro maiores bancos privados em Portugal lucraram 1,12 mil milhões de euros, mais 5% do que no ano anterior, encaixando 4,1 milhões de lucros por dia!», sustenta o sindicato, num comunicado citado pela agência Lusa.

PUB

Mesmo a Caixa Geral de Depósitos (CGD), apesar de penalizada nos resultados devido à «instabilidade de dívida pública e ao seu comprometimento forçado como bóia de salvação em substituição do Estado», viu o seu lucro líquido ascender aos 106,8 milhões no mesmo período, refere o mesmo documento.

«Apesar destes lucros, para os quais os trabalhadores contribuem com o seu trabalho e com as restrições impostas à remuneração global desse trabalho, os banqueiros e os altos gestores dos bancos pavoneiam-se com chorudos rendimentos e impõem crescentes atropelos aos direitos dos bancários».

«As instituições financeiras e restantes empresas e estabelecimentos do sector não se destinam à satisfação de necessidades sociais impreteríveis, pelo que não há que proceder à definição de serviços mínimos».

O pré-aviso de greve já foi entregue pelo SINTAF à Associação Portuguesa de Bancos, Instituto de Seguros de Portugal, bancos, instituições parabancárias e companhias de seguros, Ministério do Trabalho e da Segurança Social e Associação Portuguesa de Seguradores.

PUB

Relacionados

Últimas