Já fez LIKE no TVI Notícias?

BdP: Ajuda externa tornou-se inevitável

Persistência dos desequilíbrios a nível nacional e agravamento das tensões nos mercados de dívida levaram ao pedido de ajuda internacional

O pedido de ajuda internacional a Bruxelas e ao FMI tornou-se «inevitável» com a persistência dos desequilíbrios a nível nacional e do agravamento das tensões nos mercados de dívida, considera o Banco de Portugal.

«Por um lado, a persistência de um défice orçamental muito elevado, designadamente em termos estruturais. Por outro lado, a manutenção de elevadas necessidades líquidas de financiamento da economia, ainda que em ligeira diminuição face ao ano anterior. Estes dois factores, conjugados com a persistência de um baixo crescimento tendencial da economia, contribuíram inter alia para avolumar as dúvidas dos investidores internacionais sobre a sustentabilidade das finanças públicas e sobre a dinâmica intemporal da dívida externa», explica o Banco de Portugal.

PUB

A instituição liderada por Carlos Costa diz então que estas dúvidas, juntamente «com o agravamento generalizado das tensões nos mercados de dívida soberana» registado no final do ano passado e início deste ano, «acabaram por tornar inevitável o pedido de assistência internacional».

PUB

Últimas