Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dívidas do Estado, empresas e particulares reveladas todos os meses

Relacionados

Pelo Banco de Portugal, que acata assim exigências da troika

Preto no branco. O Banco de Portugal vai passar a divulgar mensalmente os níveis de endividamento do Estado, das empresas e dos particulares. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo governador da instituição, Carlos Costa.

O Banco já divulga alguns dados sobre o endividamento tanto do sector público como do privado. No entanto, a partir da edição do próximo dia 20 do Boletim Estatístico - a publicação mensal onde o BdP actualiza os principais dados económicos e monetários - , passará a haver um novo capítulo dedicado exclusivamente ao endividamento.

PUB

O banco foi «chamado a disponibilizar um conjunto de informação com o endividamento de vários sectores», pelo «interesse» que o tema suscita e para atender a exigências da troika, disse o director do departamento de estatística do BdP, João Cadete Matos, citado pela Lusa.

O novo capítulo do boletim incluirá assim informação sobre o endividamento (em percentagem do PIB) das administrações central, regional e local, da segurança social, e das empresas públicas.

Do mesmo modo, também será disponibilizada informação sobre empresas privadas (microempresas, PME e grandes empresas) e particulares.

Os números irão ainda descriminar o endividamento das empresas por sector. O BdP irá igualmente disponibilizar dados sobre a origem do financiamento e os prazos dos empréstimos.

Os casos de sobreendividamento das famílias portuguesas que têm chegado à Deco não param de aumentar. Só em Janeiro, duplicaram.

PUB

Relacionados

Últimas