Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas quer auditorias independentes aos bancos espanhóis

Supervisão da banca espanhola é posta em causa depois da nacionalização do Bankia

A Comissão Europeia quer saber qual é o verdadeiro estado do sistema financeiro espanhol. Por isso, pretende analisar à «lupa», através de auditorias, a fiabilidade dos dados da banca e da carteira de créditos.

É que a crise abalou a credibilidade de algumas instituições financeiras espanholas, o que acabaria por culminar na recente nacionalização do Bankia.

PUB

De acordo com o jornal «La vanguardia», Bruxelas está desconfiada e, por isso, já terá comunicado ao ministério da Economia do país vizinho que se prepara para supervisionar e controlar diretamente as informações sobre as entidades financeiras daquele país, algo que até agora só fazia de forma indireta, através de serviços do Banco de Espanha. Era este que remetia a informação solicitada a Bruxelas e que, aparentemente, não reportou qualquer problema relacionado com o Bankia.

As exigências do Executivo comunitário colocam, assim, em causa a qualidade da supervisão espanhola, bem como a informação sobre os bancos, que tem vindo a ser feita pelo Banco de Espanha, dirigido atualmente pelo governador Miguel Ángel Ordóñez.

A notícia surge um dia depois de o Estado espanhol ter anunciado que vai nacionalizar o Banco Financiero y de Ahorros (BFA), através da conversão de um empréstimo de 4.465 milhões de euros em ações ordinárias.

Desta forma, o Estado espanhol vai passar a controlar 45 por cento do Bankia, banco do grupo do BFA, e vai também injetar o capital «estritamente necessário» para sanear o grupo.

Segundo a Efe, o ministério de Luis de Guindos vai acionar os trâmites para converter em ações o empréstimo de 4.465 milhões de euros que o Estado concedeu ao grupo em finais de 2008.

PUB

Últimas