Já fez LIKE no TVI Notícias?

Draghi pede aos Governos para não relaxarem consolidação

«Financial Times» nomeou o presidente do BCE para personalidade do ano

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, apelou aos Estados para não relaxarem os seus esforços de consolidação orçamental e de reformas, indica a transcrição de uma entrevista vídeo ao jornal «Financial Times».

«Desistir agora [das políticas de austeridade] como alguns sugerem seria estragar os imensos sacrifícios feitos pelos cidadãos europeus», afirmou Draghi, em declarações reproduzidas pela agência noticiosa francesa AFP.

PUB

«Os países com dívidas e défices elevados devem compreender que perderam a sua soberania em detrimento das suas políticas económicas de um mundo globalizado. Trabalhando junto numa união orientada para a estabilidade significa recuperar a soberania», acrescentou.

O «Financial Times» nomeou o presidente do BCE «personalidade do ano» por ter contribuído muito para apaziguar os mercados financeiros na zona euro, sem, no entanto, trair o seu mandato de garantir a estabilidade dos preços.

Esta quinta-feira, Draghi saudou o acordo sobre o mecanismo de supervisão bancário europeu único, afirmando que irá contribuir para uma «união económica e monetária estável».

PUB

Últimas