Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juros não sobem "pelo menos até ao fim do ano"

Decisão do Banco Central Europeu sobre taxas de referência. Banco central lança nova vaga de empréstimos para reforçar apoio à economia

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que vai deixar as taxas de juro inalteradas, nos níveis mínimos atuais, "pelo menos até ao final de 2019".

Em comunicado divulgado após a reunião de política monetária de hoje, o BCE referiu que a principal taxa de refinanciamento se mantém em 0%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 0,25% e a taxa de juro dos depósitos continua em terreno negativo (-0,40%).

PUB

Face aos riscos de abrandamento da economia na zona euro, o BCE, que anteriormente previa deixar as taxas inalteradas "pelo menos até ao verão de 2019", alargou este período e passou a indicar que não vai subir as taxas de juro até ao final do ano.

BCE lança nova vaga de empréstimos para reforçar apoio à economia

O BCE anunciou ainda o lançamento em setembro de uma nova vaga de empréstimos de longo prazo aos bancos, para preservar "as condições favoráveis de crédito".

O objetivo destas novas operações de refinanciamento, entre setembro de 2019 e março de 2021, cada uma com uma maturidade de dois anos, é também estimular a economia, numa altura em que o crescimento não mostra grande vigor, o mesmo acontecendo com a inflação.

O dinheiro será emprestado aos bancos a uma taxa de juro correspondente à principal taxa de refinanciamento do BCE, atualmente em 0%.

PUB

Últimas